No Dia da Matemática, 6 de maio, a Profa. Dra. Priscila D. de Azevedo Ramalho, docente da UAC, foi entrevistada pela EPTV para falar sobre como inserir a matemática na vida das crianças.

entrevista EPTV

Em comemoração ao Dia da Matemática, 6 de maio, a profa. Dra. Priscila D. de Azevedo Ramalho, docente da UAC, foi entrevistada pela EPTV para falar sobre como inserir a matemática na vida das crianças, e como despertar na criança o interesse pela matemática.

 

A professora afirmou que durante muito tempo a matemática foi ensinada de forma tradicional, a partir da memorização e não a partir da compreensão.
A matemática, longe de se resumir a um amontoado de números, nomes e de regras impostas, é uma prática cultural que possibilita a criança atingir a criatividade e a construção do conhecimento.
É comum acreditar-se que quem sabe matemática é mais inteligente do que aqueles que dominam outras disciplinas, com isso percebemos que a matemática tem sido fonte de exclusão social.
Portanto, devemos partir do pressuposto de que, todos podem aprender matemática, visto que a matemática é um produto cultural e também uma forma de pensar, ver e compreender o mundo.
Dessa forma, as instituições de Educação Infantil devem proporcionar às crianças vivências e experiências, nas quais elas recriem em contextos significativos relações que envolvem número e sistema de numeração, espaço, forma, grandezas, medidas, representações gráficas, tabelas e situações de estimativa e acaso.
A professora afirma que a partir do brincar, dos jogos e das brincadeiras, é possível incentivar o gosto pela matemática e aprender brincando.

 

Veja a entrevista completa (link externo)